Beija-Flor

Resgatando a Dignidade de Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade

Sobre a Beija-Flor

Essa unidade está localizada na QNB 15 AREA ESPECIAL 04 BLOCO B – AVENIDA SAMDÚ NORTE –TAGUTINGA/DF.

Oferta de serviços 100% gratuito para 226 crianças entre 01 a 04 anos em período integral. Os atendimentos acontecem em período integral de segunda a sexta-feira das 07:30 às 17:30 horas.

O atendimento é planejado para o educar e cuidar, brincar e interagir, oferecer ações de higiene, segurança, alimentação, jogos e brincadeiras, tudo em conformidade com as orientações pedagógicas.

As crianças recebem gratuitamente itens de utilização individual como: escova de dente, toalha, lençol, agenda escolar, uniformes e todos os materiais pedagógicos.

Para se inscrever para receber este atendimento é através de inscrição via telefone ao número 156, ou Coordenação Regional de Taguatinga – DF

Estrutura

Projeto Nutricional e Cardápio

Todos nossos documentos referente a cardápios, estoques e alimentação das crinaças estão disponivel no seguinte link: DRIVE

CARDÁPIO

Os cardápios são confeccionados pela nutricionista respeitando as referências nutricionais, os hábitos alimentares pautando-se na sustentabilidade, sazonalidade aceitação das crianças e incentivo de novos sabores, prezando sempre pela qualidade nutricional, e são acompanhados pela Secretaria de Educação e enviado aos pais semanalmente nas agendas.

05 a 09 Junho

Cardápio - Intolerantes-Alérgicos

15 a 19 Maio

Cardápio - Intolerantes-Alérgicos

22 a 26 Maio

Cardápio - Intolerantes-Alérgicos

26 a 30 Junho

Cardápio - Intolerantes-Alérgicos

ESTOQUE DE ALIMENTOS

A instituição através da nutricionista, mantém seu estoque de alimentos sempre bem organizado, limpo, cheio e com muitas variedades prezando sempre pela alimentação de qualidade para as crianças.

HIGIENE E LIMPEZA

A instituição oferece às crianças um ambiente sempre limpo e salutar, além dos produtos infantis destinados à higiene pessoal das crianças.

MATERIAIS E BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS

Para a realização das atividades e desenvolvimento das crianças são utilizados materiais pedagógicos com bastante diversidade. Toda criança deve ter o direito de brincar, por isso essa atividade tem sempre que ser pensada para objetivar o desenvolvimento, para isso utilizamos os brinquedos pedagógicos que são fundamentais e estimulam e desenvolvem os diversos aspectos cognitivos e motores dos pequenos.

Abaixo segue atividades pedagógicas

desenvolvidas de acordo com calendário escolar, orientações pedagógicas e planejamento anual.

Estrutura

FACHADA DA ESCOLA E ENTRADA DOS PAIS

Todas entrada dos pais possui uma cobertura de proteção contra sol e chuva. Os pais deixam e buscam seus filhos de forma organizada em filas, nos horários pré definidos. É realizado um cadastro com dados dos pais e ou responsáveis e feito a conferencia todos os dias para retirada das crianças com segurança.

SECRETARIA ESCOLAR

Na secretaria escolar localizada na entrada da instituição, para facilitar o acesso aos pais, lá é realizada as matriculas, entrega de documentos e demais informações.

EDUCAÇÃO INFANTIL/SALAS DE AULA

Na unidade Beija-Flor é ofertado atendimento a 226 crianças divididas turmas de berçários II, maternal I e Maternal II. A unidade oferece 10 salas de aula, todas equipadas com mesas e cadeiras para adequadas para as crianças, livros e brinquedos pedagógicos para auxiliar no desenvolvimento das crianças.

BANHEIROS

A unidade possui banheiros individual sendo um das meninas e outro dos meninos. Os banheiros são limpos e higienizados durante todo o período de atendimento afim de manter um ambiente sempre salutar para as crianças.

REFEITÓRIO

O refeitório possui mesas e cadeiras coletivas onde as crianças fazem suas refeições principais. Café da manhã, almoço e jantar.

COZINHA

A unidade possui duas cozinhas, sendo uma destinada apenas a produção de alimentos para o berçário. As cozinhas são fiscalizadas por profissionais da Secretaria de Educação e vigilância sanitária. E segue todos os padrões propostos pelos mesmos em conformidade com que rege as leis. Ali são produzidos todos os alimentos das crianças, com a higienização necessária, alem de controle nutricional dentre outros.

SALA DOS PROFESSORES E DIREÇÃO

A unidade possui uma sala dos professores e sala de direção onde são realizadas as coordenações pedagógicas e reuniões com os pais.

SALA DE BALÉ E JUDÔ

A unidade possui uma sala toda equipada para aulas de bale e judô. Que além de exercitar e divertir as crianças possuem inúmeros benefícios como: Judô – Favorece o desenvolvimento do aparelho motor, força, coordenação, velocidade, flexibilidade e equilíbrio da criança. Autoconhecimento e domínio do seu próprio corpo desenvolvimento do seu poder de autocontrole e contribuindo para desenvolver a memória. Já os exercícios de Balé trabalham fundamentalmente a postura e a consciência corporal, desenvolvendo na criança habilidades motoras e cognitivas. A associação entre movimentos físicos e música desenvolvem na criança o ritmo, contribuindo para desenvolver a memória e a consciência sensorial.

BRINQUEDOTECA/PARQUE

A unidade conta com um parque composto por pula-pula, piscina de bolinhas, escorrega, balanços dentre outros que garante a diversão da criançada. Além de prazeroso o parque, traz benefícios riquíssimos, pois neste espaço a criança tem liberdade de escolha, desenvolve habilidades motoras, e amplia seu processo de desenvolvimento de relações sociais ajudando na socialização dos pequenos.