Projeto Coração

O Projeto Coração do Itapoã atua de forma a preservar e a garantir os direitos de crianças e adolescentes, de 06 a 15 anos, que vivam em situação de vulnerabilidade social e pessoal. A partir do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, realizamos atividades com 45 crianças e adolescentes, no contra-turno escolar, com especial atenção às famílias.

Estamos localizados em uma bela chácara, dotada de muitas árvores, na periferia do Itapoã-DF. Todas as crianças e adolescentes atendidos são encaminhados pele rede social local de proteção à infância.

Oferecemos atividades lúdicas e pedagógicas de artes integradas ao esporte, bem como jogos cooperativos, educação ambiental, ensino de inglês e informática, reforço de matemática e português, e lazer. Servimos 3 (três) refeições diárias em cada turno.

Horário de atendimento:

Matutino: 7h45 às 11h45
Vespertino: 12h45 às 16h45

Atualmente, atendemos apenas às terças e quintas-feiras, devido à limitação dos recursos. No entanto, com verbas suficientes, planejamos oferecer os serviços de segunda a sexta-feira. Por favor ajude-nos a alcançar essa tão importante meta! Sua doação é fundamental!

Transporte

Buscamos as crianças e adolescentes em diferentes regiões do Itapoã para garantir a mobilidade em segurança dos atendidos. Pela manhã as crianças chegam em nossa unidade às 7h45 e pela  tarde às 12h45.

Acolhida das crianças

As crianças e adolescentes são recebidas pela equipe pedagógica com uma roda musicada que as inspira para vivenciarem momentos de paz e convivência alegre e solidária tendo a regra de ouro do projeto como norteador: “ Fazer com os outros apenas o que queremos que façam conosco”.

Primeira refeição

Pela manhã, a primeira refeição do dia, o café da manhã, é servida de 07h:55 às  08:10. Pela tarde, a primeira refeição do dia, o almoço é servida de 12:55h às 13:25h. Um cardápio nutritivo, saboroso, e diversificado é implementado sendo acompanhado por nutricionista.

Higienização bucal

Após as refeições as crianças são acompanhadas na escovação dos dentes e nos cuidados necessários para a higiene bucal.

Atividades pedagógicas

Pela manhã entre 08:10h e 10:20h e pela tarde entre 13:30h e 15:40h os atendidos realizam as seguintes atividades acompanhadas pela Coordenação Pedagógica:

  • Aulas de arte-educação nas linguagens de artes visuais, musicalização, e aprendizado de instrumentos musicais.
  • Aulas de reforço e contação de histórias.
  • Aulas de inglês
  • Relaxamento e inspiração.

Segunda refeição

Após as aulas servimos sucos reforçados e frutas, completando as necessidades nutricionais ao longo do período da manhã.

Lazer criativo

Após as aulas as crianças e os adolescentes participam de atividades pedagógicas e de lazer que elas propõem acompanhadas pelos educadores ou oficinas temáticas elaboradas pela equipe e voluntários como brincadeiras infantis, informática, esporte, jogos cooperativos, aluas de instrumentos musicais, banhos de piscina e etc. Atividades individuais, propostas pela coordenação também são desenvolvidas com crianças e adolescentes para auxiliá-los do seu desenvolvimento.

Terceira refeição

Pela manhã, a terceira refeição do dia é o almoço. Pela tarde, a terceira refeição do dia, o lanche da tarde, é servida de 16:25h /16:40h. Oferecemos uma alimentação balanceada, diversificada,  saudável e nutritiva,  proposta pela nutricionista.

Roda de encerramento e transporte

Finalizamos nossas atividades com uma linda roda musicada que agradecemos pelos momentos que passamos juntos. As crianças pela manhã são deixadas nas portas de suas escolas e pela tarde próximas às suas moradias.

Equipe

A equipe é composta por 12 funcionários habilitados, visando oferecer um atendimento de qualidade, sendo: 01 Administrador, 01 Diretora ( voluntária), 01 Coordenadora Pedagógica, 02 Professores, 1 Professora Voluntária, 01 Motorista, 01 Nutricionista, 01 Cozinheira, 01 Serviços Gerais, 02 Caseiros, que trabalham com muita dedicação, amor e carinho.

Modelo de cardápio semanal.

Cardápio

As 03 (três) refeições servidas diariamente são adequadas à faixa etária das crianças, a partir de um cardápio balanceado elaborado por Nutricionista, com café da manhã/da tarde, lanche e almoço. Promovendo e protegendo a saúde, possibilitando o desenvolvimento físico em sua total potencialidade de crescimento.

Acompanhamento psicossocial, médico e odontológico às crianças e adolescentes com especial atenção às famílias beneficiadas pelo projeto.

As atividades serão realizadas em complementariedade ao serviço psicossocial, médico e odontológico oferecidos pelos órgãos que atuam na assistência social e saúde das famílias no Itapoã.

Eventos culturais

Organizamos e participamos de eventos que crianças e adolescentes, familiares e comunidade possam compartilhar experiências, fortalecerem os vínculos e terem acesso à vivencia cultural e lazer.

Parcerias e apoios

Integramos a experiência de excelência da Thomas Jefferson no ensino da língua inglesa e da promoção da cultura Americana à ação social que desenvolvemos. A Thomas Jefferson disponibiliza todo o material didático aos alunos e professores e formação continuada do corpo docente e nós oferecemos curso de língua inglesa para nossas crianças e adolescentes de forma gratuita.

Contamos com a colaboração de Empresas como Audibel Aparelhos auditivos, Para Ouvir Aparelhos Auditivos, Instituto Sabin com apoio financeiro e doação de equipamentos e materiais  para o trabalho que desenvolvemos, aliando a responsabilidade social com a defesa dos direitos da criança. A Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, pelo projeto Pediatra Solidário disponibiliza um pediatra voluntário para acompanhamento médico das crianças. E mobilizamos toda nossa rede de contados para complementariedade do atendimento. Faça parte desse grupo.

Vídeo do Projeto Coração do Itapoã

Vídeo produzido pelo Ministério das Relações Exteriores.

Endereço

QNB Área Especial 04, Avenida Samdu - Taguatinga, DF

Telefone

+55 (61) 3033-2523

E-mail

escolinhabeijaflor@terra.com.br